The Hurt Locker (2008)

Em The Hurt Locker, acompanhamos várias missões no Iraque, de uma unidade dedicada a desmantelar explosivos. Mas o filme não é apenas guerra na verdadeira essência da palavra, pois também aborda a desumanização que os conflitos militares provocam nos seus soldados

Não sou especialista em guerra, mas existiram algumas situações que me intrigaram bastante. Como é possível um soldado dar um murro a um superior e não sofrer nenhuma consequência. Penso que nenhum especialista em desarmar bombas tiraria o seu fato perante qualquer situação (aliás, informei-me e isso é muito grave, punível até), e acho que esses especialistas terão uma paciência dos diabos e um sangue frio enorme. O Sargento James não combina nada com essas características. Depois como é possível incluírem uma vendetta pessoal pelos meio das ruas de Baghdad, de noite e sem qualquer protecção!

Para finalizar, devo dizer que a cena dos snipers no deserto estava a ser bastante aprazível, até ao momento em que Sanborn acerta num alvo em movimento! Antes os seus tiros saiam metros ao lado contra alvos estáticos e depois quase sem preparação, acerta numa pessoa a correr. E  o longo período em que não se passa nada, logo após terem eliminados o sniper iraquiano, é deveras irritante… São demasiados pormenores que não gostei nada e já não falo nos momentos em que existem sugestões de morte e a seguir está tudo bem como copos e abraços à mistura. Contudo, e apesar de todas estas falhas, tecnicamente o filme é bom. A realização de Kathryn Bigelow é muito interessante, os efeitos sonoros bastante bons e a banda sonora agradável.

The Hurt Locker é um filme não muito equilibrado, com diversos erros. Não achei o Sargento James sempre corajoso, ás vezes estúpido mesmo. Li que era o filme definitivo sobre a guerra do Iraque, mas penso que ainda estará para vir esse filme.

6/10

Autor: Ricardo JM Vieira

Tenho a mania das artes e acho que o sentido de humor é das melhores coisas inventadas pela humanidade. Eu, pelo menos, gostava de ter.

2 thoughts on “The Hurt Locker (2008)”

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s