Gojira (1954)

Foi a partir deste filme de 1954, Gojira (ou Godzilla como é mais conhecido actualmente), que começou uma espécie de febre dos Japoneses em relação ao “monstro radioactivo”. Foram lançadas bastantes sequelas, fizeram-se remakes, enfim; Gojira era o supra-sumo em matéria de destruição daquela altura.

Gojira é um clássico do cinema japonês, ou melhor é um clássico do cinema.

Não se trata apenas de um monstro a destruir tudo e todos, mas também uma pertinente mensagem acerca das consequências das experiências nucleares da altura.

Pelo meio ainda temos um triângulo amoroso, sacrifícios inesperados, efeitos especiais bastante bons (para a altura), actuações convincentes e uma banda sonora muito boa.

Foi bastante interessante verificar que o urro que Gojira emite é igual ao urro que é emitido na versão de Roland Emmerich.

Ishirô Honda, o realizador, dá-nos bons planos, como uma espectacular visão apocalíptica da cidade destruída pelo monstro. Ver Gojira com a cidade a arder em background a utilizar o seu sopro radioactivo não é nada menos que impressionante. Imaginem quando saiu!

Claro que, por vezes, nota-se a utilização de miniaturas nos efeitos especiais, movimentos robóticos de Gojira e que o monstro é apenas um fato. Mas esses momentos não tornam o filme estúpido como já li em diversos sítios da Internet.

Para quem sente curiosidade em ver o nascer de uma personagem icónica, o rei dos monstros, talvez deva dar uma espreitadela a este grande clássico. Vejam este primeiro que os outros, pois penso que as sequelas nunca atingiram a qualidade deste.

Realizador: Ishirô Honda/1954

7/10

Autor: Ricardo JM Vieira

Tenho a mania das artes e acho que o sentido de humor é das melhores coisas inventadas pela humanidade. Eu, pelo menos, gostava de ter.

7 thoughts on “Gojira (1954)”

  1. Pois eu lembro-me de ver este filme e mais uns quantos da saga na rúbrica “Cinco Noites Cinco Filmes” da RTP2 há uns anos atrás! É mesmo o meu género… Vou mas é fazer uma pesquisa nos sites lá de fora, para os encomendar para mim!

    Gostar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s