Knowing (2009)

Realizador: Alex Proyas/2009

O mais recente filme de Alex Proyas, a mente responsável pelo brilhante Dark City, é um filme que, e muito incompreensivelmente por mim, foi arrasado pela crítica. Tem uma história corajosa, que mistura religião, livre arbítrio, ciência e determinismo e cenas absolutamente brilhantes. O long-shot da queda do avião é, particularmente, incrível! Mas não é a única! A cena apocalíptica final! O caos ao som da Sétima Sinfonia de Beethoven! E outras tantas.

Nas mãos de Proyas, este filme catástrofe atinge, por vezes, momentos muito tensos. Todo o ambiente negro é palpável. Genial, este realizador a filmar! Não estamos a ver um filme típico do género, mas algo diferente. Até Nicolas Cage tem aqui uma performance melhor que nos últimos trabalhos que tem vindo a fazer.

Existem clichés, sim senhor. Mas são clichés facilmente suportáveis. Existem pormenores estranhos, mas não são esses pormenores que estragam a qualidade da fita. O fim é daqueles que, ou se gosta, ou se odeia, – não esqueçam que é um filme de ficção – mas é inegável que é de uma rara beleza!

8/10

 

Respostas de 11 a “Knowing (2009)”

  1. […] Proyas andava desaparecido do cinema desde Knowing e, a julgar pelo trailer do seu próximo filme, parece que andou a fumar tudo, menos […]

    Gostar

  2. […] por um estilo mais blockbuster mas, ainda assim, sempre com um “bocadinho” de cérebro. Aliás, Knowing, continua na senda comercial deste filme. Para quando um outro ao estilo Dark City… De qualquer […]

    Gostar

  3. Realmente não é um mau filme e Cage até aparece com um nível bem satisfatório. O maior problema acaba por ser o argumento que vive de muitos equívocos.

    Abraço.

    Gostar

  4. Só não percebo porque é que o filme coleccionou críticas negativas em tantos lados. Não é, de todo, um mau filme.

    Abraço

    Gostar

  5. Pois eu tenho de dizer que me desiludiu bastante! Começou bem, acaba pessimamente! Mas pronto… Sao opinioes… Para mim sao 2 estrelas…

    Gostar

    1. Pois, são opiniões mesmo, João.

      Abraço.

      Gostar

  6. @Semblas
    Também gostei bastante do fim!

    @Cládio e Gema
    Espero que gostem do filme, como eu gostei.

    Fiquem bem

    Gostar

  7. Olha estive sempre indecisa quanto a este filme, pq me pareci inceramente bom… mas agora que o recomendas vou mesmo ve-lo assim que puder 😉
    Bjks

    Gostar

  8. Não conheço, mas já tinha ouvido falar…

    Visto que o recomendas, vou averiguar! Obrigado! 😉

    Abraço,
    Cláudio Novais.

    Gostar

  9. Devo dizer que o filme desiludiu-me um pouco, mas não o considero um mau filme. Gostei particularmente do fim… muito original!

    Gostar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s