Up! (2009)

Carl Fredricksen é um vendedor de 78 anos cuja morte recente da sua mulher o leva a embarcar na maior aventura da sua vida, cumprindo um sonho de infância. Viajar até a um lugar paradisíaco. No entanto não estava à espera que levasse companhia, e nem que essa companhia fosse um escuteiro desastrado.

Começo esta crítica por dizer que esta nova proposta da Pixar não esteve à altura das minhas expectativas. No entanto, a companhia provou uma vez mais que não faz filmes maus e, que no que concerne à qualidade técnica, situa-se num patamar de excelência. A meia hora inicial é fabulosa, especialmente os primeiros 15 minutos, pois mostram uma sensibilidade extraordinária. O pior vem depois, pois o argumento começa a decrescer em qualidade.

Claro que existem, ainda assim, momentos bons, mas a consistência que deveria existir até ao fim, perde-se no momento em que se vêm cães falantes a pilotar naves e a disparar dardos. Pronto. A Pixar falhou aí! Na consistência. Para além de que a aventura que Carl Fredricksen vive, apesar de bastante “humana”, é algo banal. Lá mais para o fim, regressa a magia que a Pixar incutiu no início da fita.

Up, é um bom filme que peca pela sua excentricidade exagerada em termos imaginativos. A qualidade técnica é indiscutível, mas a nova proposta da Pixar fica abaixo do Wall-E, por exemplo. Ainda assim a sua visualização é recomendada, mais que não seja pela meia –hora inicial.

8/10

Autor: Ricardo JM Vieira

Tenho a mania das artes e acho que o sentido de humor é das melhores coisas inventadas pela humanidade. Eu, pelo menos, gostava de ter.

2 thoughts on “Up! (2009)”

  1. Confesso que Up também esteve aquém das minhas expectativas, se bem que gostei mais de WALL-E. E não quero com isto dizer que um é melhor que o outro, tudo depende do gosto.

    Mas o maior defeito de Up são os dois momentos distintos que atravessam o filme. Ora muito adulto, ora muito infantil. (A parte mais adulta é a melhor).

    Gostar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s