Gake no ue Ponyo (2009)

A mais recente obra de animação de Miyazaki chama-se Gake no ue no Ponyo, ou em português, Ponyo á Beira-Mar e conta a história de um pequeno peixe que é encontrado acidentalmente por Sosuke, uma criança de 14 anos. Sosuke desde logo promete proteger Ponyo para sempre. Mal sabia Sosuke que Ponyo é um peixe muito especial e que o seu grande desejo é tornar-se humano. A partir desse primeiro encontro desenvolve-se uma amizade que terá de enfrentar muitas adversidades até á prova maior…

Miyazaki é um autor japonês de animação no estilo tradicional, ou seja, os desenhos são feitos á mão. E, para quem tem dúvidas que o tradicional fica atrás do digital, desengana-se. Pelo menos o tradicional de Miyazaki! Gake no ue Ponyo exibe uma qualidade absolutamente vibrante. O mundo criado é de uma beleza enorme. As cores, a fluidez da animação, tudo é feito ao pormenor. E não deixámos de ficar admirados perante a imaginação deste senhor japonês.

Apesar de tudo, este filme é mais infantil que as obras anteriores do realizador. Não que isso seja mau, porque não o é, apenas quem espera mais um Mononoke-Hime, pode esquecer. A narrativa oferece, e como é apanágio dos estúdios Ghibli, muita ternura, muitos valores e uma mensagem ecológica, que desta vez tem a ver com os oceanos.

Não me vou alargar muito e termino dizendo que é muito bom vermos obras desta qualidade no estilo tradicional. Sim, o digital também oferece excelentes películas, como são os casos dos filmes da Pixar, mas ver mundos e fábulas assim, têm uma magia muito especial. Não deixem de espreitar!

8/10

10 opiniões sobre “Gake no ue Ponyo (2009)

  1. Ainda não vi infelizmente mas tenho muito curiosidade para o fazer. Agora será complicado fazê-lo. Talvez em DVD mais para a altura do Natal.

    Abraço

    Gostar

  2. PONYO não me parece o mais interessante do diretor, do qual, aliás, nunca assisti nenhuma fita inteira. Quero conhecê-lo, mas não necessariamente por meio desse título.

    Gostar

    1. Sim, talvez não seja a fita mais interessante do Miyazaki. Recomendo mesmo mononoke-hime para começar.

      Abraço!

      Gostar

Comentar