Watchmen (2009)

Watchmen passa-se numa américa alternativa dos anos 80, em que super-heróis eram parte da sociedade. Apesar de no passado esses super-heróis terem sido respeitados, nos anos 80 tal não se verifica. Rorshach, um dos heróis que se recusa a abandonar as suas origens, após o assassinato de um dos seus antigos colegas, decide investigar o responsável. Nós seguimos essa investigação por diversas perspectivas.

Desconheço a BD escrita por Alan Moore, portanto não sei se o a adaptação ao cinema foi bem ou mal feita. O que posso dizer é que a fita tem imensas qualidades. Em primeiro lugar, Watchmen, e pensava eu que a categoria do filme seria Brainless Blockbuster, exige por diversas vezes os neurónios a trabalhar. Sim, tem partes de entretenimento e sequências de acção típicas dos grandes filmes de verão, mas as partes filosóficas, as partes em que realmente temos que estar com atenção para absorvermos o máximo das personalidades dos heróis, e para seguirmos o argumento em condições, são em superior número. E o filme é negro, bastante negro em diversas cenas. A violência é muito gráfica. Aliás, não só a violência é gráfica, como 80% do filme é bastante “gráfico”, pois Zack Snyder concebe imagens absolutamente espectaculares. A cena do beijo tendo como plano de fundo a explosão nuclear é deveras estrondosa. Mas não é a única! Existem bastantes cenas brilhantes esteticamente e planos bem concebidos. Na minha opinião, Zack Snyder realizou Watchmen de forma quase exemplar, não fossem os slow-motions a mais.

Watchmen prima também pelo seus personagens. De todos os super-heróis, destaco Rosharch, Dr. Manhattan e Comedian, como as personalidades mais carismáticas da fita. Rosharch com o seu sentido próprio de justiça. Dr. Manhattan com a sua voz calma e frases tão espectaculares como quando está em Marte e diz: How would you improve Mars? By Building a pipeline? E Comedian que de todos, é aquele que melhor percebe a sociedade.
Os restantes heróis conseguem também os seus momentos. Destaco até, que, uma das melhores cenas do filme é protagonizada por Silk Spectre e Nite Owl ao som de Leonard Cohen, Hallelujah.

Watchmen é um filme diferente. E essa diferença começa logo nos créditos iniciais, que arrisco em dizer, são um dos melhores que a 7ºarte já nos deu. Em termos visuais é um verdadeiro assombro, a banda sonora incrível -Bob Dylan, Leonard Cohen, Jimi Hendrix, Simon and Garfunkel, Janis Joplin,etc -, e em suma, um dos melhores filmes de super-heróis de sempre. 5 estrelas!

9/10

Autor: Ricardo JM Vieira

Tenho a mania das artes e acho que o sentido de humor é das melhores coisas inventadas pela humanidade. Eu, pelo menos, gostava de ter.

15 thoughts on “Watchmen (2009)”

  1. Das melhores bandas bandas desenhas uma das minhas favoritas, e na minha opinião é sem dúvida a melhor adaptação do género!

    Abraço,
    incaseweforget.wordpress.com

    Gostar

  2. Concordo com o que foi escrito excepto quando dizes “um dos melhores filmes de super-heróis de sempre”. Creio que não é um filme de super heróis. As máscaras funcionam como uma metáfora perfeita para a crítica social quanto a mim. Brilhante. Um dos melhores do ano até ver.

    Abraço

    PS: Quanto ao post dos freeze frames, apenas comprova a beleza da fotografia.

    Gostar

  3. Olá Ricardo,

    Sem dúvida que este filme é algo único ao nível cinematográfico! Apesar de eu não gostar deste tipo de filmes, tenho de admitir que ele é grandioso.

    Tal como tu, eu também não conheço a história original, mas parece que o realizador preferiu criar a sua história pois seria impossível resumir tudo num só filme. Pelos que vi, os fãs acharam uma escolha acertada!

    Quanto ao visual, algo que me impressionou, gostaria de dar ênfase ao facto de os realizadores terem dado bastante importância em recriar aquelas imagens clássicas da BD. Recordo-me perfeitamente de paisagens normais das bandas desenhadas e aquelas imagens clássicas das personagens entrarem nas casas escuras. O resultado foi perfeito e por várias vezes me achei a ver uma banda desenhada animada.

    Muito mais poderia dizer sobre este filme, mas isso requeria um tempo extraordinário :]

    Abraço,
    Cláudio Novais.

    Gostar

    1. Concordo contigo Cláudio! Esqueci-me de fazer referência a esse aspecto, mas é um facto que por vezes parece uma BD animada.

      Abraço!

      Gostar

Comentar

