5 filmes que me marcaram

Este artigo vem no seguimento de um desafio proposto pelo Filipe Assis no seu blog pessoal, CINEROAD. Os 5 filmes que vou referenciar, não coincidem todos na minha lista de favoritos, mas de uma ou de outra forma deixaram a sua marca.

The Fountain

The Fountain

Uma história que desafia o sentido da vida e que me fez questionar muitas coisas, como tentar perceber outras tantas. Por ser uma experiência sensorial transcendente, estimulante, enriquecedora, tocante e inesquecível.


Godzilla

GodzillaPrimeiro filme que fui ver ao cinema e a primeira vez que abri a boca de espanto. Nunca antes tinha visto a diferença que é ver um filme em casa e no cinema.


Lord Of The Rings

Lord of the RingsOs três num todo, mas principalmente The Return of The King. Pelos visuais, pela história de coragem, pela amizade entre Sam e Frodo, pelo sentido épico, intenso e inesquecível que teve no grande ecrã.


Fight Club

Fight ClubNa altura em que o vi, identificava-me (e ainda identifico) bastante com a crítica feita ao consumismo exacerbado. Pelo Tyler Durden, pela realização irreverente e arrojada e pelo twist final.


City Lights

City LightsPor ser uma história tão ternurenta. Pela força com que Chaplin transmitia emoções apenas com imagens, sem som. Apaixonante.

Autor: Ricardo JM Vieira

Tenho a mania das artes e acho que o sentido de humor é das melhores coisas inventadas pela humanidade. Eu, pelo menos, gostava de ter.

15 thoughts on “5 filmes que me marcaram”

  1. Sei duvida alguma, Fight club é um filme marcante que explora bem a psicologia do ser humano. Um filme marcante, espectacular, chocante e cheio de reviravoltas, ou seja:

    um excelente filme.

    E o elenco.. ui, belas actuações do Norton, Pitt e Helena B.

    FBU ~ Go dutch!

    Gostar

  2. Bem, nenhum dos que referiste me marcou, mas nao deixa de ser uma bela lista. Tenho outros:

    “Star Wars”, Tartarugas Ninja, Karate Kid, O Meu Primeiro Beijo, Jurassic Park, Robin Hood (Kevin Costner)…

    Gostar

  3. Boa sorte nesta nova casinha. Já alterei o teu link n’Os Filmes.

    Quanto aos filmes ‘The Fountain’ nunca vi. ‘Fight Club’ e ‘LOTR’ marcam épocas. ‘Godzilla’ só pode ser marcante para ti por ser o primeiro filme visto nas salas de cinema, porque de resto é fraquito. E Chaplin é Chaplin… 🙂

    Abraço.

    Gostar

    1. Olá, Red Dust! Obrigado por teres alterado o link! O Godzilla só marcou realmente por ter sido o meu primeiro filme. Apesar disso, não o acho muito mau.

      Gostar

  4. Subscrevo inteiramente o que dizes nos 3 últimos filmes, apenas não o faço em relação aos dois primeiros porque não os vi. De qualquer forma gostei bastante das tuas justificações, parecem-me ser a maneira correcta de valorizar os filmes.

    Abraço

    Gostar

  5. Antes de mais, desejo-te muito boa sorte para o projecto neste novo espaço. Espero que continue em grande :p

    QUanto aos filmes, só há uma coisa a dizer:

    “The first rule of Fight Club is you do not talk about Fight Club” :p

    Gostar

Comentar

