PES 2009 (PC)

Leonel Messi na cover do jogo
Leonel Messi na cover do jogo

Desde há uns anos para cá, que a disputa entre o melhor simulador de futebol é entre o Pro Evolution Soccer(PES) e o FIFA. Se um é rei das licenças, o outro é o rei da jogabilidade. Mas, deixando de lado comparações, vamos ao que interessa. Saliento que esta pequena análise ao PES 2009 tem como base a versão PC.

No PC, este jogo porta-se lindamente com um bom computador, diga-se boa placa gráfica e bom CPU. Na resolução máxima e com os detalhes altos, PES 09 debita excelentes gráficos. Muitos dos jogadores são facilmente reconhecidos, assim como a jogabilidade é extremamente fluida e aprazível.

Existem bons pormenores a nível da IA dos NPC’s, como o facto de eles meterem o pé á bola efectuando cortes nos passes dos adversários, ou fazerem pressão quando não têm a bola, mas também existem diversas melhorias a fazer. O som não é nada de extraordinário, os comentários continuam a ser algo básicos, tornando-se repetitivos a médio prazo e as bancadas não proporcionam grande ambiente às partidas. No entanto está bastante bom ouvir os jogadores a gritarem quando sofrem entradas mais duras. As licenças continuam fracas, são poucos campeonatos e selecções licenciadas, mas contem com os três grandes portugueses na lista.

As falhas a apontar á jogabilidade são algumas: os jogadores por vezes parecem autênticos burros, o guarda-redes, apesar de estar a um bom nível no que diz respeito á IA, tem momentos inacreditáveis. Em alguns momentos faz coisas que não lembra ao diabo e isso custa golos. Irrita, por vezes, o nosso jogador falhar golos de baliza aberta, ou o árbitro mostrar um cartão vermelho quando discordamos que houvesse falta, mas não é isso que torna o futebol o rei do desporto?

Em suma, este PES 09 é um óptimo simulador de futebol. As partidas são dotadas de grande intensidade se tivermos alguém a controlar com boa capacidade. Excelentes gráficos, e jogabilidade não isenta de falhas, mas viciante e desafiadora tornam este jogo no meu de eleição no que respeita a umas jogatanas com os meus amigos.

Muito Bom
Muito Bom

Publicado por Ricardo JM Vieira

Vibro mais do que gostaria pelo Benfica, cinéfilo de corpo inteiro, fotógrafo de ocasião, destruidor de koopas e bokoblins, devorador de séries, leitor de fantasia, geek e nerd, não necessariamente ao mesmo tempo. Ah, e apaixonado por animais.

Junte-se à conversa

4 comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

  1. No início, mesmo no início jogava fifa, talvez até ao 2002. Depois descobri ISS Pro Evolution e o consequente Pro. E aí foi um amor que durou muitos anos. Até ao ano passado quando adquiri a PS3 e o FIFA porque detestei o novo PRO. Tornou-se demasiado fácil e, de certa forma, irrealista. Para mim, o FIFA ultrapassou o PES desde esse ano. Mas claro, é só uma opinião.

    Abraço

    Gostar

  2. No início, mesmo no início jogava fifa, talvez até ao 2002. Depois descobri ISS Pro Evolution e o consequente Pro. E aí foi um amor que durou muitos anos. Até ao ano passado quando adquiri a PS3 e o FIFA porque detestei o novo PRO. Tornou-se demasiado fácil e, de certa forma, irrealista. Para mim, o FIFA ultrapassou o PES desde esse ano. Mas claro, é só uma opinião.

    Abraço

    Gostar

  3. Ai vício, vício… Tantas horinhas já eu passei de volta deste PES… 🙂

    Abraço

    Gostar

  4. Ai vício, vício… Tantas horinhas já eu passei de volta deste PES… 🙂

    Abraço

    Gostar