Dragonball Evolution (2009)

No início até defendia esta adaptação da série. Toda a gente dizia que iria ser uma valente porcaria, mas eu não. Surgiram imagens e, apesar de não ter gostado de algumas – o Goku parecia-me muito “american teen” para o aple e o Piccollo estava uma autêntica desgraça – continuei a ter esperança.

A seguir veio o trailer e, por esta altura, 90% dos fãs desejavam com todas as forças que o projecto parasse por al. Mas eu, o anjinho, continuava a dizer que era apenas uma adaptação. Não tinha necessariamente que seguir á risca o manga de Toriyama. Aceitava umas alterações sim, mas nada disto! Meus companheiros cinéfilos, este Dragonball Evolution foi um falhanço terrível!

Continuo a dizer que esta saga tem imenso potencial para o grande ecrã. Não me digam que está ultrapassado, porque não está! Agora, se realmente querem fazer algo de qualidade, respeitem o manga, respeitem os fãs e respeitem quem gosta de cinema. Não façam algo só por fazer. Que raio de ideia foi aquela meterem o Goku, ícone de muito boa malta, um estudante geek, que pede ao avô ajuda para conquistar raparigas? Que raio de ideia foi aquela arranjarem um pseudo-romance entre a Bulma e o Yamcha, que se conhecem e passado meio minuto já se vão beijar? Que argumento foi aquele? Até tem alguns (poucos) pormenores interessantes, até foi buscar algumas coisas á saga, mas a maior parte serve para encher chouriços. Temos uma história estapafúrdia, demasiado rápida – a batalha entre Goku e Piccolo então é o cúmulo – e que em quase nada faz jus ao bom nome do manga.

As interpretações roçam o medíocre e são muito irritantes. Os efeitos especiais, por vezes são bons, mas assim de repente ficam estupidamente chungas. E essa chungariçe atinge o clímax quando Goku se transforma em macaco gigante. Que é aquilo? Um gorila pouco maior que Goku é o terrível demónio que pode aniquilar a terra? E o dragão? Dá-me riso só de me lembrar…

Não gostei. E não gostei como fã e como cinéfilo comum. Leva uma estrela e já é muito bom.

3/10

 

Autor: Ricardo JM Vieira

Tenho a mania das artes e acho que o sentido de humor é das melhores coisas inventadas pela humanidade. Eu, pelo menos, gostava de ter.

6 thoughts on “Dragonball Evolution (2009)”

  1. Olá Ricardo,

    Sem dúvida que não vale um único tostão este filme. E acho que, apesar de ilegal, fez bem em ter visto o filme sem ir ao cinema.

    Esta é a melhor forma de demonstrar o desagrado relativo ao trabalho de um realizador, não lhe dando dinheiro para aprender a para próximo não se aproveitar do nome da saga para ser bem sucedido.

    Abraço,
    Cláudio Novais

    Gostar

  2. Caro João, como existia essa dúvida acerca da estreia nas salas de cinema, eu resolvi fazer o download através dos canais bittorrent. Assim ao menos tirei as dúvidas acerca da sua qualidade e concerteza já não o comprarei quando sair em DVD

    Abraço!

    Gostar

  3. pensei como você, eu tinha esperança que fosse bom, mas com tanta crítica eu já sei que é uma merda. To até com mdeo de assistir.

    Até mais

    Gostar

Comentar

