Retrolgia #0

Hoje vou escrever acerca de um jogo da saudosa Mega Drive. Possivelmente que muitos jovens actuais não conhecerão esta consola, mas isso é um assunto que irei abordar um dia destes.

A série Mortal Kombat foi criada por Ed Boon e John Tobias em 1992 para as arcadas. Na altura foi uma revolução do género.

O jogo era violento, com muito sangue á mistura e tinha um pormenor que, de certa forma, se tornou na marca pessoal da série: as fatalities.

As fatalities, eram sempre aplicadas no fim dos combates como golpe final ao adversário, mediante a combinação correcta de alguns botões, e, normalmente eram animações extremamente violentas. Dava prazer acabar os combates, por exemplo, arrancando a espinha do adversário.

Sem me alongar muito na série e possivelmente tratarei de escrever acerca dela quando tiver tempo e me apetecer, vou falar então do Ultimate Mortal Kombat 3 (UMK3), para a Mega Drive.

O UMK3 foi, por assim dizer, um upgrade feito ao MK3. O leque de personagens disponíveis neste jogos é grande, com a inclusão (e regresso de alguns) lutadores clássicos como: Sub-Zero, Scorpion, Reptile, e a inclusão de novos como: Rain, Ermac e Noob Saibot. Neste requisito, existia boa variedade de escolha.

Como curiosidade, refiro que Noob Saibot, um dos lutadores disponíveis, contém os apelidos dos criadores da série. Ora leiam ao contrário. Noob=Boon; Saibot=Tobias.

Relativamente aos gráficos, atendendo ao ano em que estávamos (1995, salvo erro), acho que estão bastante bons. Os lutadores tem um aspecto muito real e, consoante os casos, muito humano.

Apesar da versão da Mega Drive ter sido um pouco sacrificada em relação à das arcadas, posso dizer que fiquei bastante agradado com a qualidade gráfica que a máquina de 16 bits debitava.As animações são muito boas e fluídas, com destaque para os combos, que nesta versão atingiu uma maturidade bem elevada.

Para quem não sabe o que são combos, são combinações de botões que, dependendo da sequência pressionada os lutadores executam murros e pontapés em sequência, não dando hipóteses ao adversário. Existiam combos de 3 e 5 hits, penso eu e eram combos extremamente agradáveis de visualizar.

Exigiam alguma prática, é certo, mas depois de se encaixar os botões e o timing correcto, era muito mais fácil lutar e, eventualmente, derrotar o adversário. E se o adversário soubesse também combos, então teríamos combates extremamente disputados, violentos, em que cada golpe falhado, ou qualquer segundo de hesitação poderia ser o fim do artista.

Lembro-me de combates brutais que tinha com o meu primo em minha casa. Conhecíamos os lutadores e conhecíamos os seus combos e ataques especiais. O resultado era combates rapidíssimos, mas bem disputados, em que não podíamos hesitar. Na altura sabia de cor e, ás vezes pergunto-me como era possível, os combos de todas as personagens, quase todos os especiais, fatalities, friendships e, pasmem-se, até as brutalities sabia.

As arenas e a música contribuem para aumentar a qualidade deste jogo.

Terminando o que já vai longo, resta-me dizer que este UMK3 foi um dos jogos que de porrada que mais vício me deu na altura. Para os mais saudosistas e apreciadores deste género, aconselho vivamente. Não lhe dou nota máxima, devido à sua longevidade curta quando jogado a solo*

*editado em 4/01/12

Autor: Ricardo JM Vieira

Tenho a mania das artes e acho que o sentido de humor é das melhores coisas inventadas pela humanidade. Eu, pelo menos, gostava de ter.

6 thoughts on “Retrolgia #0”

  1. vou dar uma dica quem quiser saber fatalatys de verdade fale comigo se fo para mega driiver 3 e o jogo for ultimate mortal kombat 3 essa dicar que vou dar na tala de start/options aperte a,c,cima,b,cima,b,a,baixo aperecera as novas opcoes cheats,kiler kodes,secret va em kiler kodes voce vera as opcoes quick end aperta o botaomesquerdo de direcional para ativar fatalaty de um botao eu ne lembro so de um onde o shang tsung pega o inimigo e joga em cima de uma cerca para fazer este fatalaty chegue perto do enimigo e aperte soco alto ou soco baixo se voce fazer direito fazera um fatalaty mas eu nao sei se e soco alto ou baixo e tambem em kiler kodes voce pode destravar motaro ou shaokanh
    e se quiser saber mas fasa pesquisa no (GOGLE) E QUANDO COLOCAR COMBATE PARA DOIS JOGADORES pressione duas vezes defesa nos dois controles e voce disativara defesa

    Gostar

  2. Tambem tenho um blog sobre cinema, embora um pouco mais específico pois trata apenas cinema gay. No entanto, estando Portugal no ranking dos 5 primeiros a nivel mundial em cinema gay, aproveito para divulgar aqui a minha selecção, concerteza que alguns serão do vosso agrado.
    http://www.filmes-gay.blogspot.com

    Gostar

  3. Tambem tenho um blog sobre cinema, embora um pouco mais específico pois trata apenas cinema gay. No entanto, estando Portugal no ranking dos 5 primeiros a nivel mundial em cinema gay, aproveito para divulgar aqui a minha selecção, concerteza que alguns serão do vosso agrado.
    http://www.filmes-gay.blogspot.com

    Gostar

Comentar

