One Flew Over The Cuckoo’s Nest (1975)

Mais um filme brilhante do não menos brilhante Milos Forman (man on the moon, amadeus), excelentemente interpretado por Jack Nicholson, que tem aqui uma das suas melhores actuações! O argumento é simples, interessante, directo, comovente, intrigante e perturbador.

Somos convidados a conhecer as personagens, e entramos no mundo de McMurphy(personagem muito forte com um óptimo bacground), que quer sair do hospital psiquiátrico em que se encontra, ser livre, mas que também muda a vida dos pacientes. É um filme que para além de entreter, informa. O olhar de um hospital psiquiátrico pelos olhos de um condenado.

A quem não viu, convido-os a descobrir porque ganhou 5 Óscares: melhor filme, melhor actor, melhor actriz, melhor realizador e melhor argumento.

Uma metáfora onde se mostra como cada ser humano é uma prisão em si à espera da chave certa que abra a cela em que se encontra fechado. Nicholson é essa chave, e as formas de cada uma das personagens se libertarem vai da morte à liberdade, da violência ao sexo, da revolta ao jogo compulsivo.

Voando Sobre um Ninho de Cucos de Milos Forman

trailer imdb

8/10

Autor: Ricardo JM Vieira

Tenho a mania das artes e acho que o sentido de humor é das melhores coisas inventadas pela humanidade. Eu, pelo menos, gostava de ter.

5 thoughts on “One Flew Over The Cuckoo’s Nest (1975)”

  1. Fifeco, escrevi esta crítica há mais de um ano atrás, e na altura fiquei bastante impressionado com este filme. Guardo boas imagens, bons diálogos e bons momentos interpretativos ainda.
    Pode ser que cresça em ti algo de mais positivo numa nova visualização.

    Roberto, aguardo a tua opinião no cineroad.🙂

    Filipe, fico contente por te ter feito recordar e eventualmente querer rever a película.

    Obrigado pelos comentários!🙂

    Gostar

  2. Olha, cá está um daqueles cuja estrada do cinema ainda não me levou até ele… mas já esteve quase, uma vez! Há de ter a sua oportunidade, claro😛

    Cumps.

    Roberto F. A. Simões
    CINEROAD

    Gostar

  3. Como já tinha postado no meu blog, o filme desiludiu me um pouco. Não me tocou como era suposto. Acho, infelizmente, um produto sobrevalorizado. Mas pode ser que a próxima visualização mude as minhas ideias.

    Abraço

    Gostar

Comentar

