Coisa Ruim (2006)

Coisa Ruim

Para quem não sabe, eu fui criado numa aldeia. Essa aldeia não fica isolada, nem tão pouco a posso comparar á retratada no filme, mas garanto-vos que todo o folclore lá presente, não é nada que eu não esteja farto de ouvir falar. E, sendo assim, até posso ser um bocadinho suspeito ao falar de um filme, cujo assunto eu conheça muito bem. Coisa Ruim é um belíssimo filme.

Talvez seja o primeiro a invocar todo o folclore nacional que, no tempo dos nossos avós, dominava a mente das pessoas. É algo que se está a perder gradualmente. Lembro-me de ouvir inúmeras histórias da minha avó acerca de bruxas, lobisomens como Ismael, visões e pessoas possuídas. Quer se acredite ou não fica-se fascinado por esse mundo sobrenatural. Regressando ao filme., tecnicamente achei tudo muito bem feito. A realização é fantástica com planos de excelente categoria.

A fotografia lindíssima e natural e a banda sonora absolutamente incrível. Não foram poucas as vezes em que dava por mim a pensar se seria um filme português, devido á falta desta qualidade. Os actores estiveram todos bem, mas destaco a interpretação do Afonso Pimentel. Não considero o filme como sendo de terror puro. Talvez seja mais um terror psicológico. Existe lugar para várias interpretações em diversas cenas e, a transição entre algumas situações narradas até á sua própria visualização é de grande qualidade. Toda a trama se vai desenvolvendo gradualmente até atingir o grande clímax numa boa cena de possessão.

Coisa Ruim afigura-se como um dos melhores filmes nacionais. Está bem escrito, bem realizado e bem interpretado, três ingredientes essenciais num filme. Aconselho a sua visualização, nem que seja para ficarem a conhecer um pouco deste nosso Portugal mais antigo.

Coisa Ruim de Tiago Guedes

trailer imdb

8/10

Autor: Ricardo JM Vieira

Tenho a mania das artes e acho que o sentido de humor é das melhores coisas inventadas pela humanidade. Eu, pelo menos, gostava de ter.

2 thoughts on “Coisa Ruim (2006)”

Comentar

