Hauru no ugoku shiro (2004)

hauru-no-ugoku-shiro-original

Sophie, uma típica adolescente de 18 anos, vê a sua vida virada do avesso quando se cruza acidentalmente com o misterioso mas belo feiticeiro Howl e, subsequentemente, é transformada numa mulher de 90 anos pela vaidosa e perversa Bruxa do Nada. Ao embarcar numa incrível odisseia para quebrar a maldição, ela encontra refúgio no castelo andante onde conhece Markl, o aprendiz de Howl, e um demónio de fogo, Calcifer.

O mestre da animação japonesa Hayao Miyazaki vencedor de um Óscar pelo filme Sen to Chihiro no kamikakushi , traz até nós mais um belo mundo de fantasia povoado de demónios, magia e personagens fascinantes. Hauru no ugoku shiro não é só uma bela história de amor mas também uma história de coragem em tempo de guerra. As mensagens subtis continuam a marcar presença, assim como uma inquestionável arte em demonstrar que a amizade e o amor é o melhor que nós temos. Miyazaki you’ve done it again!

Esta fábula consegue provocar em nós diversos estados de espírito e no fim deixa-nos com o coração reconfortado. É bom ver este tipo de animações. Cheio de magia que nos remete para tempos esquecidos. A Disney já foi capaz disso. Actualmente só mesmo Miyazaki e a Pixar.

O Castelo Andante de Hayao Miyazaki

8/10

Autor: Ricardo JM Vieira

Tenho a mania das artes e acho que o sentido de humor é das melhores coisas inventadas pela humanidade. Eu, pelo menos, gostava de ter.

2 thoughts on “Hauru no ugoku shiro (2004)”

  1. Ótimo filme, difícil de achar uma animação tão boa, merecido o dez…acho iprovável a disney fazer algo desse nível tão envolvente

    só num gostei da tradução “andante”

    Gostar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s